A reinvenção de Boris Casoy no YouTube vai completar 5 anos
Aos 84 anos, Boris Casoy mostra que a idade não é determinante para uma aposentadoria compulsória ao amar o que faz.
O jornalista Boris Casoy conhecido por sua passagem por emissoras de televisão como SBT, Record, Band e RedeTV!
Estreou um canal no YouTube em 6 de outubro de 2020, com o primeiro vídeo sendo uma divulgação para a estreia do Jornal do Boris, que alertou ser realmente um noticiário e não uma sátira, lembrando da versão feita pelo humorista Carioca no programa Pânico.
A versão de Casoy é uma live de notícias exibida de segunda a sexta-feira às 8 horas da manhã, trazendo a leitura dos principais jornais impressos do país, como O Globo, Folha de São Paulo e Estadão, com direito a comentários e opiniões.
Boris, durante a live inaugural em 20 de outubro de 2020, explicou que o formato de seu jornal era inspirado no extinto programa matinal O Trabuco de Vicente Leporace, exibido pela Rádio Bandeirantes entre 1962 e 1978.
O formato de Vicente é parte da era radiofônica conhecida como “Gilette Press”, expressão usada quando os espelhos dos jornais falados do rádio eram montados com notícias tiradas dos principais periódicos do país.
Após a morte de Leporace em 16 de abril de 1978, o formato deu lugar ao atual Jornal Gente, que está até hoje no ar pela Rádio Bandeirantes.
Boris resgata a essência do formato no presente com a adição de imagem e interação do público, onde até seu e-mail é disponibilizado para receber opiniões dos espectadores, algo que, na época do formato original, só era possível enviando carta.
Casoy define seu jornal como apartidário e independente, mas a sua história como jornalista de veículos de comunicação de massa comerciais não apaga que a imparcialidade é algo inexistente, quando quem paga mais tem direito de selecionar e censurar notícias.
O formato simples de 30 minutos de duração consiste em Casoy sentado em seu escritório lendo os jornais em seu microfone, dando um aspecto radiofônico. No canal, ainda há espaço para entrevistas e curiosidades.
Boris tem à sua disposição duas câmeras, a primeira foca o veterano ao centro, enquanto a segunda, posicionada à direita, é utilizada para Boris mostrar as capas dos jornais. Quando não há o jornal impresso em sua mesa, ele divide a tela e mostra a versão digital do periódico.
Na estreia de seu jornal, Casoy alertou que os erros seriam consertados com o passar das edições exibidas, o que cumpriu.
Nos quatro anos de existência do formato, Boris conquistou um público assíduo ao produzir conteúdo para o YouTube. Atualmente, seu canal conta com 297 mil inscritos e suas lives alcançam em média 10 mil visualizações diariamente.
Quem lê esse texto pensa que o canal de Boris Casoy no YouTube começou já com todo esse público. O que não é verdade, pois o Jornal do Boris passou os primeiros dois meses de existência atingindo médias de 400 a 800 visualizações por live, o mesmo vale para os trechos onde emite opiniões e análises postados separadamente.
O canal de Boris Casoy no YouTube deslanchou oficialmente a partir do dia 12 de janeiro de 2021 e continua até então pelos algorítimos da plataforma de vídeos da Google, tentando alancar um público maior.
O início da carreira de Boris na internet aos 80 anos e a continuidade de sua trajetória neste período atual demonstram sua persistência em demonstrar que a idade não é um fator determinante para uma aposentadoria compulsória ao amar o que se faz, mesmo diante das divergências de opiniões em relação à realidade brasileira.
Casoy incorporou na sua personalidade o estilo jornalístico dos meios de comunicação comerciais, onde passou a maioria de sua trajetória profissional.
E mesmo não chamando comerciais e reportagens pré-pontas ou lidando com links ao vivo durante a live. Boris mostra que ainda cabe no ambiente televisivo e radiofônico. Sua linha editorial atual se encaixa no formato atual da Rádio Bandeirantes, como também seria uma grande aquisição a Record na última edição do Jornal da Record exibida às 00h30.

Comentários
Postar um comentário