Bom Dia e Companhia, com Patati Patatá, causa fuga de público no SBT
A palhaçada de Daniela Beyruti garantiu comemoração na Record, que registrou aumento de 51% de público.
A nova grade do SBT estreou nessa segunda-feira, 26 de maio de 2025, e, como o esperado, a emissora fundada por Silvio Santos (1939-2024) ficou deficitária no horário das 9h às 11h da manhã, exibindo a reestreia do Bom Dia e Companhia com Patati Patata.
A dupla de palhaços mais famosa do Brasil espantou 29% do público da emissora comandada por Daniela Beyruti, onde a atração infantil marcou irrisórios 2 pontos. O que fez a Record explodir na audiência, chegando a alcançar 4,58 pontos durante a exibição dos programas matinais Fala Brasil e Hoje em Dia.
O infantil estreou ressuscitando o boneco Melocotom, que marcou a infância dos telespectadores que acompanharam as manhãs do SBT nos anos 90, e também reciclou parte do cenário da novela infantil A Caverna Encantada, que agora é exibida na faixa das 13h45 da tarde com reprise de luxo às 21h05 da noite.
E quem pensava que a Record ficaria parada com a estreia de Luiz Bacci no SBT enganou-se, a emissora do Bispo Edir Macedo antecipou o início do Balanço Geral para a faixa das 10h53 em São Paulo e 10h56 em Salvador. Neutralizando a estreia de Bacci no SBT e alcançando a vice-liderança com 4,70 pontos.
Mesmo na terceira colocação, Bacci, agora no SBT, chegou aos 3,22 pontos de audiência, aumentando a preferência do público pelo SBT em 22% em relação às quatro segundas anteriores, segundo o jornalista Gabriel de Oliveira do site TV Pop.
Se a Record não tivesse antecipado o Balanço Geral, teria possivelmente dor de cabeça com o ex-contratado. Durante o confronto, Luiz Bacci e Eleandro Passaia travaram a boa guerra pela audiência. Porém, a Record precisa ficar atenta ao desgaste que o Balanço Geral SP está sofrendo, principalmente agora, com o formato tendo quatro horas e trinta minutos de duração.
Há tempos, as afiliadas da Record estão a reclamar com a matriz sobre a impossibilidade de manter a programação local vespertina com mais de três horas de duração, afinal, elas não têm capacidade para produzir matérias suficientes para preencher todo esse espaço, não à toa em algumas regiões do Brasil é comum ver essas afiliadas reprisando matérias do Domingo Espetacular para preencher o tempo.
E vale lembrar que já tem alguns meses que o Balanço Geral SP está apresentando uma queda de audiência no período das 13h25 às 15h30, que entre 2015 e 2020 era o calcanhar de Aquiles da Globo.
Hoje, a revista eletrônica policial da Record bate de frente com uma versão mais longa do Jornal Hoje sob o comando de César Tralli e uma faixa de reprise de novelas chamada Edição Especial, que consolidou a liderança isolada com público noveleiro.
Vale lembrar que a segunda do SBT começou com a volta do SBT Notícias na faixa das 1h às 4h45 da manhã. Sob o comando de Marcelo Casagrande, o telejornal do período da madrugada conseguiu assegurar a vice-liderança para o SBT.
A troca de nome de SBT News para SBT Notícias ocorreu porque a emissora vai lançar em breve um canal de notícias 24 horas na televisão aberta, utilizando a marca SBT News.
Darlison Dutra e Marcão do “Povo” com os programas SBT Manhã e Primeiro Impacto se mantiveram na cola da Record na briga pela vice-liderança na faixa das 4h45 às 9h.
Apesar de ter um certo faturamento, por conta da exibição do desenho Hot Wells e a marca Patati Patata, o Bom dia e Companhia é o tipo de formato infantil que não cabe mais na programação útil de uma emissora de televisão no Brasil. No presente momento, somente aos sábados e domingos, teria êxito.
A única opção justa para o SBT ganhar público na faixa das 9h às 11h seria apostar no poder de Benjamin Back com o Arena SBT nas manhãs da emissora fundada por Silvio Santos. O esportivo tem tudo para conseguir chamar a atenção do público que espera o início do Jogo Aberto para ter as notícias do esporte, com o Arena SBT entrando em campo às 9h da manhã.
Conseguindo assim entregar um bom público para Luiz Bacci às 11h, entregando para o Clube do Chaves, às 13h45, passando o bastão para uma faixa de novelas mexicanas clássicas como a trilogia das Marias protagonizada pela atriz e cantora Thalia, já que as tramas do gênero levantaram a audiência da emissora na faixa das 14h30 às 15h30.
E vamos além, o SBT deveria trazer de volta o "Novelas da Tarde" no período das 16h45 às 19h45 com os folhetins: "Meu Coração das Estrelas", "Eternamente Apaixonados", às 17h30; "As Filhas da Senhora García", às 18h15 e "A Caverna Encantada", às 19h.
O Aqui Agora com Daniela Brandi e Macedão na faixa das 19h45, entregando para o SBT Brasil com César Filho, às 20h30, que passaria o bastão para o Clube do Chaves às 21h30.
Daniela Beyrut tem que se lembrar da principal estratégia de seu pai, Silvio Santos, durante sua gestão no SBT, a contra-grade.
Sem contra-programação, não há como levantar os números da emissora. Chaves e Chapolin, sendo exibidos após o SBT Brasil, mostraram que o público do SBT ainda existe, as novelas mexicanas também mostraram sua força para levantar os números mesmo no período da tarde e deixando a Band longe da briga pelo terceiro lugar.
Porém, a gestão atual do SBT continua a ignorar e boicotar a própria história da empresa fundada por Silvio Santos e, como resultado, perde público. Por se manter na ignorância.

Comentários
Postar um comentário