Chumbo e Soul: Um resgate da história negra do Brasil por meio da música

Do Anjo Negro ao Baile da Gaiola, a resistência negra por meio do Soul, Samba, Rap e Funk.


Chumbo e Soul, um podcast Audible Original, produzido pela Rádio Novelo, apresentado por Gilberto Porcidonio com produção de André Emídio, Flávia Viera, Flora Thompson DeVeaux, Mariana Moreira e Paula Scarpin, estreou em 20 de novembro de 2024, mas somente em 20 de outubro de 2025, chegou ao meu ouvido às 11h10 da manhã daquela segunda-feira.

Que se tornou um dia maratona, onde fiquei imerso na atividade de ouvir toda a produção de áudio documental e histórica dos negros brasileiros através da música.

A linha do tempo do podcast começa em 1971, mas, como uma máquina do tempo, ela viaja para 1904, 1975, 1982 e 1988, entre outros anos que é impossível datar todos sem dar um completo spoiler do que é esse produto histórico que resgata a história da cultura negra no Brasil. E aprofunda assuntos que são considerados espinhosos e indigestos para quem não sofre o racismo no dia a dia, sim, estou falando da branquitude brasileira.

O podcast resgata casos invisibilizados pela mídia e por um Brasil que se recusa a enxergar sua própria essência e quem o levantou e continua a mantê-lo a funcionar.

É uma experiência válida e rica para quem se considera fora da caixa da alienação imposta pela sociedade.

Que nos faz refletir o quanto de luta já ocorreu e ainda assim continuamos a resistir pelo simples direito de existir num país que arrancou nossos antepassados de suas origens e os traficou criminosamente. E que continua a nos tratar desumanamente mesmo passados 137 anos de uma abolição para estrangeiro ver e que lançou o mito da democracia racial, que pode ser considerada uma das principais fake news da história do Brasil.

Revelando a repressão do estado contra a cultura negra, mostrando que não vivemos em uma redemocratização, afinal, o genocídio negro continua ocorrendo no Brasil. 

"Nada mudou, vamos mudar". Clique aqui para ouvir completo.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revista Oeste esvazia público da Jovem Pan

“Breaking News: O racismo nos bastidores da CNN Brasil”

Bom Dia e Companhia, com Patati Patatá, causa fuga de público no SBT