O “boom” das emissoras all-news chegou tardiamente ao Brasil

Televisão é um brinquedo caro, e no atual momento parece que sobra dinheiro na conta dos mais ricos.

Douglas Tavolaro voltou ao mercado televisivo após dois anos, sabáticos forçados por uma cláusula no contrato de rescisão na época em que era Co-Fundador e CEO da CNN Brasil.

A figura do sobrinho de Edir Macedo, voltou aos holofotes em novembro do ano passado, convidando os principais nomes do jornalismo para sua festa de aniversário e também comemoração do seu aniversário de carreira.

A festa foi um dos primeiros acenos para sua nova empreitada, trazer um novo canal direto dos Estados Unidos para o Brasil, a escolha da vez foi o jornalismo de negócios, a CNBC. O jornalismo de negócios já é uma realidade no Brasil desde julho de 2020, com a BM&C News. O burburinho da nova empreitada de Douglas foi tão grande que, a CNN Brasil, sua ex-empregadora resolveu lançar um novo canal totalmente dedicado a economia a toque de caixa. Antes, como um programa matinal, o CNN Brasil Money, no dia 4 de novembro, virará um canal de 12 horas de conteúdo ao vivo e depois exibirá um painel atualizado bem parecido com o que é mostrado na Bolsa de Valores. Ao que se sabe, os programas do novo canal da CNN Brasil vão se alternar entre o Queijão e o Estúdio 2, quem lidera o projeto são os jornalistas Fernando Nakagawa e Thais Heredia. Só para vocês terem uma ideia, o boom das emissoras ALL News chegou tardiamente no Brasil. A GloboNews estreou em outubro de 1996, enquanto a BandNews em 2001, já a RecordNews só foi virar uma opção para o público em 2007. Até que, em março de 2020, a CNN Brasil estreou e com ela veio a BM&C News em julho, a Jovem Pan News TV em novembro de 2021 e agora CNBC Brasil Times e CNN Brasil Money em novembro de 2024.
Bom Dia, Realidade! A TV Paga que anda cada vez mais mal das pernas com a fuga de público e anunciantes.

Para se manter relevante no mercado, a CNN Brasil renunciou a uma programação restrita à TV Paga e abriu o seu sinal no YouTube, ao ver que na plataforma de vídeos da Google chegava a ter mais audiência que na TV.

Já a Jovem Pan News só apareceu na TV Paga por conta da injeção de dinheiro feita no governo de Jair Bolsonaro.

Enfim, a CNN Brasil já passou por duas crises nesses quase 5 anos de funcionamento e quase foi à falência após as eleições de 2022. Gastar dinheiro no momento em que as contas estão se ajustando por mero capricho não é uma boa ideia. Douglas Tavolaro volta ao jogo mostrando que tem muito fôlego para briga, porém esquece que disputará os números na TV pelos décimos e a realidade do mercado anda longe de ser animadora, principalmente porque os custos estão cada vez mais altos e a publicidade cada vez mais baixa. Tavolaro até livro lançará contando suas aventuras, montando a CNN Brasil, colocando o jornalismo da Record nos trilhos e como foi a montagem da CNBC Brasil. Às vezes me pergunto se realmente o público precisava de mais um canal que não fala para ele e sim para a elite que unida não chega nem aos 0,2 pontos de audiência.
O crescimento do jornalismo na internet é também por conta da não representação de grande parte da população na tela. Os jornalistas contratados desses veículos, que se dizem comunicadores sociais, nada mais são que papagaios corporativos de seus empregadores. Exemplos a citar não faltam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furacão Milton mostra o quão vendidas as emissoras brasileiras são

O que motivou a saída do X/Twitter do ar? Para onde vamos? BlueSky ou Threads?