Em busca da audiência qualificada, CNN Brasil vai investir em canais verticais
Após lançar canal de economia, a emissora de Rubens Menin repetirá estratégia do Grupo Bandeirantes e Globo de investir em canais de nichos específicos.
O presidente executivo da CNN Brasil, João Camargo, resolveu utilizar as estratégias já usadas anteriormente para aumentar o faturamento dos canais fechados do Grupo Bandeirantes.
Entre 2019 e 2022, os canais fechados da Newco Pay TV da família Saad tiveram um investimento para tentar alavancar seus números tanto em audiência como publicidade. Foi nesse balaio que nasceu o Agro+, com parceria com o Terra Viva e BandNewsTV.
A surpresa desse ano foi o anúncio da CNBC Times Brasil por Douglas Tavolaro, que foi sucedido pelo anúncio do lançamento do CNN Money Brasil.
Para 2025, vem o anúncio das novas verticais do CNN Brasil, como o CNN Esportes, tal como na Band existe o BandSports e na Globo, o SporTV.
E até o Agronegócio é um foco do canal de Rubens Menin, afinal, o CNN Agro pode também sair do papel para fazer concorrência ao Terra Viva e ao Agro+ do Grupo Bandeirantes.
Enquanto Mari Palma finalmente poderá usar o seu dom de cultura inútil em um canal focado em 24 horas de entretenimento com o relançamento do CNN Pop, com um canal de TV, que, igual ao Arte 1 da Band, viverá no traço. Semelhante ao que ocorre nos canais do YouTube CNN Economia, CNN Pop e Esportes.
Mas se não dá audiência? Por que investir?
A resposta é simples: Audiência qualificada e Faturamento.
Esses canais podem dar traço em audiência na televisão, mas conseguem publicidades específicas que trazem retorno em dinheiro capaz de manter o canal funcionando a longo prazo.
Exemplo:
Em fevereiro de 2018, o público levou um susto ao saber que o programa vice-líder em audiência, Domingo Show de Geraldo Luís iria ser transformado em um programa de reportagens pela falta de faturamento.
Mas é possível manter um programa de televisão sem audiência com faturamento no ar?
Sim, o MasterChef da Band é um exemplo. O formato culinário apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão é um sucesso em faturamento comercial e traz médias de mais de um milhão de visualizações no YouTube.
Em 2017, isso ocorreu com a apresentadora Xuxa Meneghel, quando estava na Record com seu Dancing Brasil, onde a rainha dos baixinhos chegou a faturar mais de 25 milhões em publicidade, mesmo tendo audiência de 4 a 5 pontos, enquanto os concorrentes SBT e Globo estavam tendo de 8 a 16 pontos de média na mesma faixa.
Ou seja, Xuxa alcançou um público específico capaz de gerar dinheiro suficiente para a marca pagar 25 milhões e ter um retorno semelhante ou maior que isso em seus cofres quando a apresentadora citava a marca durante as ações de publicidade no formato.
E o mesmo aconteceu com a rainha da televisão brasileira, Hebe Camargo, que em seus últimos doze anos na televisão, passou a conversar com um público chamado de A/B. E a audiência que um dia foi de 70 pontos foi caindo pela falta de reconhecimento do telespectador médio por aquela figura de massa que no final da vida virou uma dondoca.
Para se manter na televisão, basta ter dinheiro e network, algo que ocorre com João Guilherme Silva, filho do Faustão. Que, mesmo tendo um programa lastimável e sem audiência, aos domingos, se mantém no ar pelo faturamento da atração que nem gera repercussão para o Grupo Bandeirantes.
Voltando a Novus Mídia: CNN Brasil
Separando o canal em nichos específicos, a CNN Brasil maximiza as oportunidades de ganhos em publicidade, pois quem ligar no CNN Brasil Money vai ver sempre aquelas 6 marcas patrocinadoras muito bem colocadas no canal de economia.
Mesmo que o canal dê somente 3 a 5 mil visualizações nos melhores dias!
O vídeocast "Na Palma da Mari", da CNN Brasil, já teve os mais diversos patrocinadores, mesmo o canal CNN Pop tendo 204 mil inscritos e a maior audiência do formato de Mari Palma ter sido uma entrevista com Lucas Lima, ex-marido da cantora Sandy, há 7 meses (208 mil visualizações).
Claro que com esse investimento em canais para nichos específicos, veremos cada vez mais rostos pouco aproveitados da CNN Brasil, tomando posições de destaque, como a jornalista Muriel Porfiro, que se torna âncora do CNN Money Brasil, após anos fazendo substituições no hardnews da CNN Brasil.
E claro, não duvidem de ver o sumido jornalista Phelipe Siani no CNN Brasil Money, já que o comunicador carrega o mesmo estilo coah de apresentação de Marcos Mion que, os patrocinadores do grupo A/B adoram.
Enquanto no CNN Esportes, Jairo Nascimento passa a ser o nome principal ao lado de Benjamim Back e outros nomes.
Já no CNN Pop, você fica com Mari Palma, a imagem da menina branca privilegiada, descolada e toda cheia de Network, com outras meninas brancas do ramo.
Os formatos CNN Tonight, A Priolli, PopVerso, Em Alta e Universo Karnal, têm incomum um direcionamento para o público que não é a massa, que enfrenta o metrô e o ônibus lotado.
Porém, a transmissão aberta da CNN Brasil pelo YouTube, faz quem não tem senso crítico da própria realidade, achar que faz parte do público do qual o canal de Rubens Menin conversa diretamente.
O principal motivo da CNN Brasil, ser transmitida pelo YouTube, não é pela acessibilidade de um publico maior a informação, e sim pela retenção de público consegue com facilidade pela internet que é triplo dos números que consegue nos pontos do IBOPE na TV Paga.
Esses números de retenção de público são importantes na hora dos anunciantes verem quantas pessoas o anúncio de seu produto chegou. O espectador é somente um número de massa de manobra para o faturamento desses veículos de comunicação comerciais.
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